segunda-feira, 18 de maio de 2009

Questões Étnico-Raciais na Educação



Trabalhar questões raciais em sala de aula é sempre interessante porque sempre aparecem surpresas. O que talvez não aconteça, conforme o meu ponte de vista, é que as crianças sejam preconceituosas por maldade ou que estejam sabendo o que estão fazendo. Na minha sala de aula de terceiro ano existe claramente uma diversidade de cor e características que dá pra montar um autêntico mosaico brasileiro. Fico a observar com estas crianças não ligam a mínima pra cor da pele, do cabelo ou olhos que o outro tem. Meus alunos estão distribuídos em grupos e tem um em especial que chama minha atenção onde uma menina bem loira de olhos claros senta no meio de dois meninos, sendo um negro e o outro pardo e como eles se ajudam e se dão bem. Observa-se também a beleza deste menino negro, bem como sua doçura que encanta a todos. Então como é que alguém pode falar de forma generalizada que as crianças são racistas ou preconceituosas de propósito só com o objetivo de ferir ou magoar os colegas? Penso que muitos preconceitos estão mais ligados a outros fatores relacionados a característica físicas como ser gordo, por exemplo. claro que toda regra tem suas exceções, mas mesmo assim continuo pensando que as crianças são mais de copiar os exempos que tem do que por si só desenvolver ideias racistas.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi, muito pertinentes as reflexões que trazes nessa postagem. Tocas, de modo geral, em assuntos bem interessantes: quando e como se desenvolvem atitudes preconceituosas? Que outras características, além das étnico-raciais, podem gerar preconceito? Seria legal trazeres também quais foram os textos/atividades da interdisciplina que apoiaram essas tuas reflexões. Abração, Sibicca