"...Na busca de uma educação que possibilite ao sujeito superar os desafios do momento, aumentando a auto-estima e a confiança necessária para operar sobre a restrição do que lhe é negado, observa-se que, desde então, vários educadores procuram respostas que levem em consideração o problema de desenvolvimento econômico e a participação da comunidade, iniciando assim, a busca da inserção crítica do cidadão brasileiro no processo de "democratização da escola..."(http://www.amparo.sp.gov.br/noticias/agencia/2002/2002_dez/021227_gest-democratic.htm)
Este trecho, escrito por professoras pesquisadoras da Fac. de Educação/Unicamp, mostra segundo o meu entendimento, o objetivo principal de uma Gestão Democrática dentro de uma instituição escolar. Muito mais do que obter autonomia financeira, é buscar desenvolver no sujeitos que fazem parte do ambiente escolar um auto-conhecimento pleno, fazer com que esta pessoa, que está formando sua própria vida e seu caráter, tenha condições de participar ativamente do processo democrático que envolve nosso país. Este processo iniciando-se na escola fica mais fácil entendê-lo fora dela. Nosso objetivo enquanto educadores é buscar o desenvolvimento pleno de todas as crianças que passam por nós a fim de que estejam preparados para enfrentar a vida no seu cotidiano. Outro ponto de impacto é a necessidade da escola jamais esquecer a realidade onde está inserida, é impossível querer implantar uma nova visão de Gestão se fechar os olhos para a realidade da comunidade escolar.
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