quinta-feira, 17 de julho de 2008

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


"A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo." (Galileu Galilei)

A metodologia de resolução de problemas em educação matemática visa tirar o aluno de sua tradicional postura passiva em sala de aula, para uma postura ativa e interessada e descontruir a noção de que a matemática é algo pronto e acabado. Problema, segundo autores como Lourdes Onuchik, é algo para o qual não se tem solução, mas se está interessado em buscar uma. A motivação em resolver problemas permite um processo de investigação que delinea novas propriedades matemáticas. Na busca pela solução do problema novas situações se colocam, que instigam a curiosidade matemática, muitas vezes dormente em cada um de nós.

Durante as atividades de matemática havia uma tratava sobre os diversos tipos de problemas que existem e que podem ser debatidos em sala de aula com os alunos, aqueles que apresentam mais de uma solução, aqueles que são mais fáceis ou mais difíceis de serem interpretados, enfim mostrava as várias formas que um problema pode adquirir dependendo do modo com ele é trabalhado, também nos remete a pensar e refletir sobre as maneiras de se trabalhar este assunto, como chamar a atenção dos alunos e levá-los a querer buscar as soluções adequadas para cada problemas apresentado.

Nenhum comentário: