quinta-feira, 17 de julho de 2008

PERGUNTAR POR QUÊ?


Durante este semestre em Seminário Integrador surgiu o assunto PERGUNTAS. Fazemos perguntas todos os dias, ouvimos perguntas a todo o momento, umas que merecem resposta outras nem sempre são passíveis de retorno, mas durante a aula presencial que tivemos então chegou-se a conclusão que existem PERGUNTAS e PERGUNTAS???? aquelas que possuem um alto grau de aprendizagem e outras que nem tanto assim, aquelas que desencadeiam uma reflexão e que levam ao surgimento de idéias e esclarecimentos, já existem outras que não acrescentam nada para muitas pessoas, a não ser para aquela que fez a pergunta. O que penso é que este assunto é muito relativo, pois quem faz uma indagação quer satisfazer alguma curiosidade ou saber sobre algo que desconhece, então por que esta discussão se uma pergunta é mais ou menos "inteligente" do que outra? Lógico que muitas dúvidas são comuns a muitas pessoas ou a muitos alunos de uma classe, então a explicação ou a resposta a esta esclarecerá a dúvida coletiva, mas será que aquela pergunta sem importância também não deve ser tratada de maneira igual? Será que em sala de aula tenho o direito de "podar" aquele aluno que me faz uma pergunta que não tem a ver com o conteúdo só porque não é do interesse da classe?

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