segunda-feira, 19 de abril de 2010

Autonomia

Para o momento em que estou passando, tentando desenvolver este estágio, vejo em Paulo Freire, na Pedagogia da Autonomia, um bom rumo para seguir e me inspirar, pois ele coloca como absolutamente necessário o rigor metódico e intelectual que o educador deve desenvolver em si próprio, como pesquisador, sujeito curioso, que busca o saber e o assimila de uma forma crítica, não ingênua, com questionamentos, e orienta seus educandos a seguirem também essa linha metodológica de estudar e entender o mundo, relacionando os conhecimentos adquiridos com a realidade de sua vida, sua cidade, seu meio social. Afirma que "não há ensino sem pesquisa nem pesquisa sem ensino" (p. 32). Esse pesquisar, buscar e compreender criticamente só ocorrerá se o professor souber pensar. Para Freire, saber pensar é duvidar de suas próprias certezas, questionar suas verdades. Se o docente faz isso, terá facilidade de desenvolver em seus alunos o mesmo espírito. É o que estou tentando fazer, e espero realmente conseguir pois como é difícil para as crianças pensarem sozinhas. Eu, particularmente, aprendi este método de buscar respostas e valorizar a pesquisa durante o curso e muito bom que isto está ajudando bastante agora, pois também é uma forma de entender e aceitar o tempo de cada um e que também nem sempre o final é que importa, mas sim o caminho percorrido.






Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi, penso que estás fazendo uma bonita caminhada, que tanto tu como teus alunos vão aprender muito com ela. Abraços!!