terça-feira, 28 de abril de 2009

Psicologia

Revendo os períodos do desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, percebo ainda mais como isto faz sentido observando a realidade da sala de aula. Por exemplo, tenho alunos na faixa etária de oito a quatorze anos e mesmo com esta grande diferença de idade percebe-se a necessidade que eles tem de manusear o concreto para chegar a um conceito sobre algo. Necessitam ver e tocar para entender, apresentam grande dificuldade de abstração, mesmo os alunos maiores. Nas discussões com outros professores de séries anteriores sempre vem à tona essa necessidade de valorizar e oferecer sempre material concreto a fim de que esta criança não "queime etapas", de seu desenvolvimento. Muitas vezes atropelamos estas fases e acabamos achando que a criança não aprende, mas não demos a ela o tempo suficiente e subsídios necessários para que esse processo tão complexo que é o da construção do conhecimento aconteça de forma natural e a seu tempo. A idade biológica nem sempre acompanha a idade cognitiva dos estádios citados nos estudos de Piaget.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosimari, que bom que as leituras sobre Piaget estão te auxiliando a pensar no desenvolvimento e aprendizagem dos teus alunos! Abração, Sibicca