quarta-feira, 23 de abril de 2008

COMO INTRODUZIR UM ASSUNTO CIENTÍFICO SEM TRAUMATIZAR?


Ao pensar neste título me inspirei na aula presencial de ciências com o professor Mauricio, ele nos apresentou uma atividade muito prazerosa e que nos ensinava como dar o pontapé inicial de um assunto científico em sala de aula com crianças de qualquer idade apenas adaptando a atividade. O que aprendi com isso? O lógico que talvez nunca tenha me dado por conta, as crianças chegam até nós com vários conhecimentos empíricos sobre esta disciplina tão intressante que é a ciência, pois elas vivem em um ambiente, possuem animais domésticos, sabem as diferenças entre estações do ano, mesmo não sabendo o nome delas, enfim, uma gama enorme de conhecimentos que nós como educadores devemos ir aos poucos lapidando. Interessante também observar que estas crianças nos trazem várias idéias que se soubermos aproveitar desenvolveremos um trabalho riquíssimo. Representar a idéia sobre alguma coisa através de desenho é simplesmente uma atividade fantástica.

Nenhum comentário: