segunda-feira, 31 de maio de 2010

Por que as curiosidades dos alunos não são iguais?

Que maravilha se fosse assim! As preocupações seriam tão menores, as pesquisas a serem realizadas tão menos, enfim tudo seria menor. Mas no fim também o conhecimento seria menor, as descobertas e como chegar até elas também, por isso começo a pensar que é bom mesmo que as crianças tenham curiosidades diferentes, que queiram saber sobre algo diferente, só assim também nos puxa para o novo. Durante a escolha de temas para serem trabalhados, fiquei na dúvida se seria possível trabalhar temas diferentes com alunos tão pequenos, conclui que é possível, mas com certeza bem mais trabalhoso, porque falta a eles a iniciativa de ir atrás das descobertas, claro que não estão acostumados a fazerem isso, assim como nós também não estamos acostumados a deixar que os alunos sugiram o que querem saber ou sobre o que querem aprenderem. Como é prático jogarmos a culpa em cima dos planos de estudos que recebemos e que precisamos seguir para evitar o desgaste como o novo, mas através dese momento de estágio percebo que é possível aliar as duas coisas: planos de estudos e forma diferenciada de trabalhar estes.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi! Como abordei no comentário anterior, é dar espaço para a criatividade que construimos mais espaços para as aprendizagens. Abração!!