segunda-feira, 31 de maio de 2010

De uma educação bancária para uma educação problematizadora

Será que Paulo Freire já sabia que um dia iriam surgir estas ideias de ensinar de forma diferenciada, que sua fala estaria presente e sendo usada com fonte de pesquisa para estas ideias? Quando ele sugere a troca da educação bancária pela problematizadora, está abrindo os olhos dos educadores e estudiosos sobre a necessidade de se levar em conta o conhecimento que todo o ser humano possui não importando a idade que tenha, seja ele criança ou adulto. Deixar de lado simplesmente aquela transferência de conhecimentos e saberes do professor para o aluno e buscar construir junto com o educando um conhecimento sólido do mundo que os cerca. Por outro lado, penso que em todo e em qualquer tempo sempre existiram pessoas preocupadas em criar ideias e buscar compreender e desenvolver formas melhores e mais fáceis de ensinar, mas Paulo Freire com certeza abriu caminho para esta reflexão até os dias de hoje. Como nossas crianças são sábias! Elas trazem consigo um conhecimento que precisa ser aprimorado e é aí que nós precisamos saber trabalhar para fazer com que ela tenha prazer em aprender a organizar seus pensamentos e ideias, nunca deixar de lado este valioso conteúdo e sim aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi!! Sábio Paulo Freire que nos incita a pensar possibilidades de realização de uma educação problematizadora. Abração!!