terça-feira, 15 de junho de 2010

Avaliação

A avaliação da aprendizagem, como parte contínua e
integrante do processo ensino-aprendizagem, não pode ser vista
como um elemento estranho a este processo. A avaliação enquanto forma de perceber se houve um crescimento por parte do aluno deve acontecer ao longo do processo e não só no final dele. Avaliar sempre é algo complicado tendo em vista que somos obrigados a dar uma nota para cada aluno, pois muitos acreditam ser impossível avaliar sem nota. Durante este período de estágio e em todos os momentos em que estou em sala de aula estou constantemente avaliando meus alunos pois eles estão o tempo todo me dando subsídios para isso. Como deixar para o final do trimestre para atribuir uma única nota como se tudo o que foi realizado ao longo do processo tivesse sido em vão, sem valor nenhum? Isso é praticamente impossível porque as modificações de conhecimento e comportamento vão ocorrendo o tempo todo. Claro que muitas vezes seria bem mais cômodo se as coisas fossem assim daria menos dor de cabeça, simplesmente fazer uma prova e atribuir uma nota, mas com certeza não seria justo nem com os alunos e nem comigo mesma.

Nenhum comentário: