quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Alfabetizar e letrar

Qual o método ou existe um método correto para alfabetizar? Falar em alfabetização é sempre complicado e leva a várias interpretações sobre a melhor forma de ensinar uma criança a ler e escrever. Segundo o texto de Iole Maria Favieiro Trindade, não existe um único método que leva a uma alfabetização correta e que agrade a todos, alfabetização é feita através da junção de vários métodos, se utilizando do que cada um tem de melhor. Até mesmo de cartilhas muito antigas pode-se retirar algo que ajude neste trabalho, basta saber usar de acordo. O que não pode acontecer, segundo minha opinião, é seguir a moda de acordo com o momento, sem levar em conta se os objetivos propostos serão alcançados. Eu, particularmente, tenho receio de trabalhar com alfabetização, tenho medo de não conseguir alcançar o objetivo principal que é ensinar esta criança a ler e escrever, se não consigo isto me sentiria derrotada. Por outro lado, imagino também que é a parte melhor da vida escolar, para a professora é um orgulho quando a criança começa a ler, consegue juntar as letras e formar palavras, então se consegue visualizar muito bem o resultado de todo um trabalho.

Nenhum comentário: