sexta-feira, 23 de outubro de 2009

LIBRAS

Lendo os materiais das aulas de LIBRAS, assistindo aos vídeos propostos, fico cada vez mais impressionada e apavorada. Digo apavorada porque posso a qualquer hora ter em minha sala de aula um aluno surdo, e daí o que fazer? Não me sinto preparada nem um pouco pra este tipo de situação, sou uma analfabeta em linguagem de sinais. Esta interdisciplina só vem mostrar o quanto é importante que os cursos de graduação tenham esta preocupação em passar para os alunos como é trabalhar com uma pessoa surda. A única experiência com pessoas surdas que tive foi quando estava fazendo as aulas teóricas pra carteira de habilitação, tinha três rapazes surdos na turma, então tinha uma intérprete que fazia a interlocução entre a professora e os alunos. Com a inclusão em alta nos últimos tempos, não é impossível chegar até nós crianças surdas, mas isso não basta, e a formação adequada para atendermos bem estas crianças? com que frequência são oferecidos cursos para aprender esta linguagem?

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi, trazes questionamentos interessantes sobre a necessidade de capacitação para o trabalho com pessoas surdas. Para além da capacitação teórica, que outros aspectos consideras importantes para trabalhar com esse público? Abração