domingo, 27 de setembro de 2009

Pedagogia da teoria e do ensino

"O conhecimento não se produz em intenção daqueles que acreditam ser seus detentores, quer com a caneta, quer com a voz..." Segundo David Lusted, não é desta forma que acontece o conhecimento e sim a partir das interações entre o aluno, o professor e todas as experiências que vivenciam no dia-a-dia e no decorrer da vida. Muita pretensão seria nos denominarmos donos da verdade só porque temos um pouco mais de estudo ou experiência de vida do que nossos alunos. Ser educador é aprender diariamente enquanto ensinamos, claro que precisamos e temos obrigação de estarmos preparados para esclarecer ao nosso aluno aquilo que ele queira saber, pois isso faz parte do nosso trabalho. Porém não podemos pautar nosso trabalho como se nossos alunos não fossem capazes de ter opinião formada sobre difrentes assuntos. Acontece muitas vezes é que precisamos clarear estas ideias, fazê-los compreender e ordenar melhor seu raciocínio, mas nunca tratá-los como folha em branco ou massa que pode ser modelada conforme nossa vontade.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi, muito legal essas reflexões. Fiquei curiosa: esse autor está situado no contexto de alguma interdisciplina? Se sim, acho que vale a pena mencionar em qual. ABração!!

ROSIMARI disse...

Faz parte de um texto da EJA, "Alfabetização e a Pedagogia do empowerment", texto de Henry Giroux