domingo, 24 de maio de 2009

Método Clínico

Muito interessante observar a realização dos testes clínicos com as crianças, em primeiro lugar porque pra gente que já é adulto parece tudo tão óbvio, no entanto, as crianças ficam cheias de dedos para responder, parecem ficar na dúvida ou temem errar. Pensando de acordo com a Teoria de Piaget, que bom que existiu alguém com capacidade de desenvolver estes testes e deixá-los para que nós pudéssemos utilizá-los e com isso tirar proveito para o nosso dia-a-dia com nossos alunos. Mas o que realmente importa é que a Teoria Piagietana não é nada vago, a gente consegue observar em todas as crianças estas fases citadas e como nós fomos maltratados na maneira de aprender as coisas, pois na época em que fomos alfabetizados não existiam, ou melhor, não eram estudadas estas teorias. Claro que eram outros tempos, as professoras faziam o seu melhor, se esforçavam pra dar conta, porque afinal de contas naquela época, penso eu, que a maioria, senão todas , não possuíam ou cursavam uma faculdade. Penso que nós enquanto educadoras dos tempos atuais onde esxistem recursos variados e estamos ao par de todas as teorias existentes devemos nos inteirar do assunto e procurar desenvolver o melhor trabalho possível para o bem de nossos alunos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi, a partir das reflexões que já trouxeste aqui, seria interessante refletir também sobre as tuas aprendizagens a partir da aplicação do método. O que aprendeste? Qual o desafio de aplicá-lo? Abração, Sibicca