terça-feira, 16 de dezembro de 2008
GESTÃO DEMOCRÁTICA
Esta educação cuja meta é valorizar o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, agregada ao fato de fortalecer cada vez mais a democracia no processo pedagógico, encontra no projeto de Gestão Democrática da Escola, uma oportunidade real de transformar a escola em um espaço público onde diversas pessoas têm a possibilidade de articular suas idéias, estabelecer diálogo e considerar diferentes pontos de vista. A esta definição de Gestão Democrática não tem muito o que acrescentar pois estabelece os parâmetros que devem ser seguidos para chegar a este fim e muito mais do que isso alcançar seu real objetivo, se é que ele não esteja mascarado. Não adianta apregoar que a escola é Democrática, se ainda não se leva em conta a idéia de todas as pessoas que fazem parte deste espaço, seja qual for a função que exerça. Outro ponto seria realmente a escola se tornar um espaço público e aberto a toda a comunidade, uma vez que isto pode acontecer através de projetos desenvolvidos tanto para os alunos quanto para pais e demais interessados. Na minha escola, por exemplo, existe o Projeto Escola Aberta, onde a comunidade tem acesso a várias oficinas durante os finais de semana, são algumas delas: culinária, artesanato em MDF, tricô, recreação, enfim vários assuntos são desenvolvidos, e este foi um jeito que a escola encontrou, ao se engajar no projeto, de trazer a comunidade ainda mais pra dentro da escola, visando assim também preservar o patrimônio escolar.
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